CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Juntos a anunciar o amor de Deus desde 1971

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC



Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

Duas dezenas de representantes das Igrejas Lusitana, Metodista e Presbiteriana estiveram reunidos para mais uma Assembleia Geral do COPIC - Conselho Português de Igrejas Cristãs, no sábado, 28 de março de 2015, nas instalações da Fundação CESDA da Igreja Metodista, em Aveiro.

Os trabalhos começaram com um momento devocional dirigido pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bispo D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana, em que os vários Irmãos presentes invocaram a assistência do Espírito Santo na condução dos trabalhos.

O Presidente da Direção do COPIC, Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista, apresentou o Relatório de Atividades do ano 2014 que evidenciou dedicação e capacidade de iniciativa, particularmente a realização do Encontro de Formação para Monitores de Escola Dominical e Catequese, com o apoio da CEPPLE - Conferência de Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa e a realização de programas televisivos e radiofónicos, para além das atividades regulares. Seguiu-se a apresentação do Relatório de Contas pelo Tesoureiro, Revº Sérgio Alves da Igreja Lusitana. Não obstante as mesmas apresentarem um saldo ligeiramente positivo, o COPIC vive uma situação de fragilidade financeira produzida pela imprevisibilidade de algumas receitas. Ambos os relatórios foram aprovados por unanimidade.

O Plano de Atividades para o ano 2015 apresentado pelo Presidente do COPIC, segue uma linha de continuidade e aposta, como novidade, num encontro que promova o estudo conjunto e implicações práticas da Declaração do Reconhecimento Mútuo do Sacramento do Batismo, assinada em janeiro de 2014 e na participação ativa na processo de melhoria da Assistência Religiosa nos Hospitais e Prisões, junto dos organismos competentes do Estado. Também ficou a recomendação de se procurar atrair a realização em Portugal de alguns eventos de organismos ecuménicos internacionais bem como a possibilidade de outras Igrejas integrarem o Conselho.

O Orçamento para o ano 2015, exposto pelo Tesoureiro, contempla algumas medidas de incremento da receita e redução da despesa, no sentido de tentar inverter a tendência verificada no Relatório de Contas, contudo, apresenta-se com uma previsão de saldo final negativo. Ficou o compromisso por parte de todos os presentes, nas respetivas Igrejas, de divulgarem e apoiarem o COPIC e de se envidarem esforços para eventuais apoios junto de entidades ecuménicas internacionais.

O Pastor João Pereira, foi eleito Secretário de Direção, em representação da Igreja Presbiteriana.

A surpresa ficou para o final e consistiu na abertura oficial do site do COPIC - www.copic.pt que certamente ajudará a dar maior visibilidade e testemunho do que acontece ao nível do Ecumenismo, particularmente em Portugal. Um site que pela sua novidade e sinal de esperança merece uma visita e um registo - nome e email.

Juntos cremos na Igreja de Cristo e por isso, queremos dar passos que cada vez mais vão ao encontro do desejo de Jesus. "Pai: para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste". S. João 17, 21

 

Sérgio Alves
Presbítero da Igreja Lusitana
Tesoureiro da Direção

Fotos da Assembleia Geral do COPIC

Facebook

Programas de Rádio


PopUp MP3 Player (New Window)

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2015. All Rights Reserved.