CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Unidos no Amor e na Esperança

 

Seminário em Portugal
“Fazer dos últimos os PRIMEIROS”
Uma perspectiva alargada da descolonização

A Comissão de Evangelização e Missão Mundial do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em colaboração com o Conselho Português de Igrejas Cristãs, realizou de 5 a 9 de Junho, em Lisboa -  um seminário, com o título “Fazer dos últimos os PRIMEIROS”, relacionando-o com o tema da descolonização.
Na continuação da 11ª Assembleia do CMI conferencistas e participantes revisitaram e voltaram a ouvir vozes da descolonização que inspiraram os movimentos de ajuda do CMI nos tempos mais importantes da luta pela descolonização durante os anos 50 e 60 do século passado.

Um webinar ajudou os participantes a obterem uma melhor compreensão sobre os apelos recentes à descolonização; o desmascarar os persistentes poderes colonialistas que existem nos nossos sistemas; traçar um programa de missiologia sobre a descolonização, e um contributo mais alargado de envolvimento do CMI nos processos de descolonização.
“O nosso trabalho necessita de se desenvolver de forma a incluir as diferentes histórias que cada um de nós possui, aproveitar práticas com influência, a nossa visão, e espiritualidades que nos levem a aprofundar a experiência de justiça, reconciliação e unidade” disse o Rev. Dr Peter Cruchley, responsável da Comissão Evangelização e Missão Mundial do CMI. “O trabalho realizado durante os anos 60 e 70 pelo CMI durante a descolonização não está ainda completo, porque a descolonização ainda não acabou e este nosso tempo actual a recolonização é ainda mais subtil e eficaz.”

Os participantes debateram a interconexão das raízes coloniais das mudanças climáticas, desigualdade económica, e práticas supermacistas e xenófobas. “ Deus está entre os destroços e os tramas dos nossos sistemas apontando para um mundo alternativo sustentado na justiça, oferecendo reconciliação e baseado no arrependimento e na mudança, na união que se alcança por movimento que coloque em primeiro os últimos”, disse Cruchley. Dar testemunho deste mundo alternativo – colocando os últimos em primeiro – modela o conceito que trazemos para a visão e trabalho de descolonização.”

Os participantes pressionaram para que trabalhos que enfatizem a produção de métodos, hábitos e sistemas descolonização busquem persistentemente a transformação.

“Este seminário permitiu-nos fazer a mudança da perspectiva global acerca da descolonização para a passarmos a considerar no contexto de Portugal, como nos lembrou Nuna, - uma das nossas ativistas Portuguesas – que foi o primeiro país Europeu a dar inicio à opressão colonial, e o último a pôr-lhe termo”, disse Cruchley. “Ela desafiou ainda mais o CMI, dizendo-nos que é “impossível falar acerca de libertação, sem confrontar a religião e a violência feita em nome de Deus.”

Um dos dias focou-se na experiência de Portugal como nação que deu início à expensão colonial no Ocidente. Numa mensagem do Conselho Português de Igrejas Cristãs – COPIC – foi dito: “Com Portugal começou a Idade das Descobertas no século XV e sendo um país colonizador ao longo da sua história e envolvidos em diversas guerras coloniais, o tema da descolonização continua a ser um tópico de difícil aproximação na sociedade Portuguesa, dadas as suas implicações na reconstrução das memórias e experiencias herdadas do passado.”


Os participantes também desenvolveram a questão de como as Igrejas podem fazer parte dos problemas relacionados com o racismo, sistemas patriarcais e violência ~. A professora Ângela Xavier, ativista e académica da Igreja católica, falou de um recente relatório no qual se refere que 40 % da população Portuguesa admite livremente ser racista.” disse Cruchley. “Ela apontou para a urgente necessidade de intervenção na memória coletiva das nações cujo mito colonial esconde verdades que nos podem libertar se os enfrentarmos.”

Colocar o último em primeiro enquadra-nos firmemente no modelo de missão das margens da missiologia ecuménica, que é sustentado pelo discipulado de transformação”, concluiu Cruchley.

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC


Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2020. All Rights Reserved.