CONSELHO PORTUGUÊS de IGREJAS CRISTÃS

Unidos no Amor e na Esperança

Oitavário de Oração em janeiro 2024 será tempo de solidariedade e compaixão
 
Reunidas em Albergaria a Velha no passado dia 21 de novembro, as Igrejas ecuménicas representadas pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) e Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), sublinharam a importância do diálogo e da convergência num contexto político e social marcado pela divisão e extremar de posições político partidárias. A reflexão feita teve por base a partilha de experiências vividas e o reafirmar da necessidade de se encontrar consensos nacionais abrangentes relativos aos grandes desafios que o pais atravessa mormente na área da habitação, da integração do estrangeiro, da baixa natalidade e do aumento da pobreza agora também no seio da classe média.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos terá lugar de 18 a 25 de janeiro próximo com o tema «Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo» (Lc 10,27) baseado na parábola do Bom Samaritano e proposto este ano pelas Igrejas do Burkina Faso. No ano celebrativo do 50.º aniversário da revolução dos Cravos, procurar-se-á que a Semana da Unidade 2024, seja vivida com ações concretas de solidariedade e de compaixão com todos aqueles e aquelas cujas feridas necessitam de ser tratadas, reafirmando deste modo os valores e os princípios de uma democracia que se quer cada vez mais humana e respeitadora da dignidade inerente a cada pessoa.  Conhecedoras da difícil situação vivida por muitos portugueses, migrantes e refugiados, as Igrejas apelam também ao Estado para que reforce o seu apoio financeiro às muitas instituições de solidariedade social que vivem atualmente tempos de grande dificuldade e que apesar de tudo estão no terreno e na linha da frente na ajuda aos mais necessitados.
Entendendo a política como a arte do entendimento e do serviço publico, as Igrejas reunidas sublinharam o importante papel dos órgãos de comunicação social na transmissão de mensagens capazes de gerar esperança e paz num contexto internacional de guerra e de profunda desolação. Neste exigente tempo da história foi reconhecido o papel insubstituível dos cristãos das diversas tradições eclesiais, chamados a agir como Cristo, amando como o Bom Samaritano, mostrando misericórdia e compaixão para com os necessitados, independentemente da sua identidade religiosa, étnica ou social.
O COPIC e a CEP apelam assim a todos os cristãos e Igrejas para que promovam em cada lugar, vila e cidade de Portugal e no decorrer da Semana da Unidade, celebrações geradoras de esperança e de paz capazes de nos animar a todos na construção do bem comum que a todos nos congrega.
 A celebração ecuménica nacional que reunirá as diversas Igrejas terá lugar na cidade de Coimbra, na sexta feira dia 19 janeiro à noite.

 Albergaria a Velha, 21 de novembro de 2023
Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC)
Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

Download PDF

Newsletter

Subscreva-se e receba informações do COPIC


Joomla Extensions powered by Joobi

 

 

Conselho Português de Igrejas Cristãs - Copyright © 2020. All Rights Reserved.